domingo, 20 de fevereiro de 2011

Carboidrato simples e complexo, qual a diferença??

Um tempão sem postar, é a preguiça reinando aqui :)
Xôôô! rs
Bem, vamos começar a tratar do assunto destacado no título!

Muita gente com vontade de perder uns quilinhos, ainda mais com o carnaval chegando, praia... E aí o desafio é lançado! SALADA! Porquê as pessoas são tendenciosas a recorrer a salada quando se pensa em dieta, cortam arroz, pães e outros alimentos necessários. Mas ninguém tem culpa disso, afinal não é todo mundo que entende, aí fica mais fácil acreditar naquela revistinha de R$1,99 que vem com o título gritando: Perca não sei quantos quilos em uma semana... E por aí vai, dieta da sopa, dieta da lua, dieta da água, só não tem realmente a dieta que se deve realizar.

Então vamos explicar os carboidratos que são vistos como os vilões dos projetos de dietas.







Onde se encontra:

  
Leites e derivados, açúcar, frutas, doces e bolos.


Como agem no organismo:

Carboidratos simples são compostos por moléculas pequenas o que facilita a digestão, sendo assim elas fornecem energia com mais rapidez ao nosso organismo. Os carboidratos se tranformam em glicose (açúcar) que entram na corrente sanguínea, em resposta o nosso pâncreas produz insulina para que as células do nosso corpo possam absover esse açúcar e tirem energia deles.

Mas atenção, CUIDADO!

Devido a rápida digestão eles fazem com que o nível de açúcar no sangue aumente num piscar de olhos ( hiperglicemia ), com isso nosso pâncreas fica sobrecarregado porque necessita produzir muita insulina o que aumenta o risco de doenças como diabetes, e o temido ganho de peso.

Mas o carboidrato simples tem suas funções também, eles aumentam nossa disposição devido a glicose que é o nosso combustível energético e tem efeito calmante e prazeroso.









Onde se encontra:
















Arroz integral, batata, Cereais integrais,
massas e pães integrais.


Como agem no organismo:

Já os carboidratos complexos são compostos por moléculas complexas, que não são digeridos com tanta facilidade como os carbodratos simples, sua digestão ocorre lentamente, evitando os picos de açucar no sangue, sua queima fornece energia para o corpo, diferente dos simples não se transformam em gordura facilmente.
Aumentam a sensação de saciedade ( isso é ótimo pra quem quer emagrecer ) e melhoram o funcionamento do intestino.

Atenção:

Apesar de ser muito útil para quem pratica esporte, é bom evitar comer esse tipo de carboidrato momentos antes do exercício, pois eles geram a sensação de estômago pesado.

É isso pessoal!
Beijo.
Depois vou escrever um artigo sobre alimentos integrais :)


John Legend - PDA







 
Free Blogger Templates